-
Arquitetos: Álvaro Siza Vieira
- Área: 172000 ft²
- Ano: 2022
-
Fotografias:João Morgado
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta longa e estreita torre residencial torna-se "casa" desde o exterior, enquanto suas paredes com janelas sobem em direção ao céu para capturar incríveis vistas urbanas do interior.
Localizada na 823 11th Avenue e na esquina da 56th Street, a recentemente concluída torre residencial 611 W 56th St ergue-se do dinâmico bairro Hell's Kitchen, em Nova York. A torre situa-se dentro de uma floresta de edifícios que brotam do chão, lado a lado e únicos, como células de um corpo em crescimento - com a espontaneidade de um cipreste ou de um caule de bambu.
Ao observar essa faixa do skyline de NYC ao longo da borda oeste de Manhattan, perto do rio Hudson, esta torre reivindica o canto noroeste da 11ª Avenida para sua base. Ela se encontra em um terreno estreito dentro de um contexto heterogêneo de edifícios mais altos e mais baixos, escuros e brilhantes, antigos e contemporâneos, e de uma variedade de materiais, texturas e cores que evoluíram ao longo do tempo. A estrutura tem 36 andares que se projetam a partir da base do edifício, respeitando os rigorosos requisitos de zoneamento urbano do local. Ela possui cerca de 16000 m2, mais de 135 metros de altura e oferece uma diversidade de apartamentos de um a quatro quartos, terraços tipo maisonette duplex e coberturas.
Um objetivo primordial do projeto arquitetônico para a torre residencial 611 W 56th St foi marcar este importante cruzamento urbano, criando uma forte presença arquitetônica em um local extremamente estreito, a fim de se conectar firmemente e celebrar sua proeminente relação de esquina dentro da cidade e suas ruas.
Ao mesmo tempo, este volume de calcário branco chega ao céu em um contraste brilhante, subindo diante do aço e vidro preto dos vizinhos ao norte. Ele se eleva de sua paisagem construída circundante de edifícios de muitos tamanhos, proporções e materiais mistos, como tijolos e pedras mais tradicionais.
O edifício 611 W 56th une uma floresta urbana pré-existente e um bairro em evolução heterogêneo, lutando por um respeito volumétrico à urbanização e ao contexto.